top of page

Como funcionam as sessões?

Foto do escritor: martamarcianomartamarciano

Atualizado: 11 de jul. de 2019

O que acontece numa sessão? Quanto tempo dura o tratamento? Quanto custa ?


Na análise se ganha tempo, muda-se um destino. Trata-se de recuperar algo perdido.

Sabemos que as palavras revelam mais do que querem dizer, a natureza ambígua da linguagem é a causa do inconsciente que se constitui como um saber desconhecido pelo próprio sujeito, mas em ação.

Freud não só descobriu o inconsciente, mas desenvolveu uma nova forma de ouvi-lo. Na análise temos acesso à esse saber por meio da associação livre, dos sonhos, dos atos falhos e da transferência.

O mais importante é saber que o sujeito fala do que lhe traz ao consultório e o analista escuta e pontua os dizeres do analisante.

A escuta do analista empresta consequências às palavras do analisante para que aos poucos o sujeito se escute e saia de cena a culpa e, no lugar dela, entre a implicação com o próprio desejo, com as escolhas e com os acontecimentos da vida.

A sessão de análise visa a nos fazer acordar para a nossa própria verdade, o nosso desejo inconsciente. O analista sustenta o questionamento, a particularidade e o enigma daquele que o procura.

Quando o analisante começa a entender como construiu suas escolhas ao longo de sua história, como lidou com as palavras, pessoas e fatos que o marcaram, pode perceber que existem outras formas de lidar com seus medos. É atrás do desejo que estamos na análise porque nele reside a verdade do sujeito.

Não existe um padrão de quantas sessões por semana, qual a duração e se as sessões são feitas no divã ou na poltrona. O tratamento é prolongado até que o analisante esteja suficientemente satisfeito com a experiência que fez e esteja pronto para deixar o analista. Não há uma norma, mas um acordo do sujeito consigo mesmo.

Também não há preço pré-estabelecido, isso é combinado com cada analisante.

Às vezes por orgulho, imaginamos que podemos nos virar sozinhos com nossos problemas. É comum ter medo ou vergonha de enfrentar uma sessão de psicanálise e se abrir com alguém. Um psicanalista não julga. Ele te ajuda a enfrentar suas duvidas, sofrimentos e desafios.

A primeira sessão dá o tom, este é o convite que faço a você.





Comments


bottom of page